Como fizemos o Onimuna: Postagens

Victor Hugo 13/08/2018 Desenvolvimento, Como fizemos

A ideia do Onimuna começou quando o serviço começou a acumular e a cabeça já não estava mais dando conta do trabalho. A primeira coisa que fizemos foi buscar alguma alternativa já existente no mercado, e testamos diversos serviços diferentes. O problema era que o procedimento de utilização dos softwares que encontramos das duas uma: Ou eram simplificados demais, o que tornava tudo uma bagunça por conta de alguns serviços complexos. Ou eram complexos demais, exigindo uma curva de aprendizado e muito tempo organizando o software.

O que nós queríamos era uma coisa mais enxuta, precisávamos de um software que organizasse o serviço de uma forma mais simplificada, mas não tão simplificada. Queríamos organização, pastas, com simplicidade. As pastas nos era muito importante. Por conta disso, resolvemos descrever todos os nossos problemas, chegamos em uma lista mais ou menos assim:

  1. Dificuldade em organizar os conhecimentos adquiridos, fazendo com que esqueçamos as coisas e percamos muito tempo pesquisando as mesmas coisas várias vezes.
  2. Dificuldade em organizar serviços, lembrar qual serviço estava sendo feito, o que foi feito. Dificuldade em validar o que foi feito, o que está sendo feito, o que precisa ser feito.
  3. Dificuldade em delegar e distribuir serviços e projetos entre a equipe e/ou sozinho. 
  4. Dificuldade em quantificar as horas gastas em casa projetos para definir metas e saber se está ou não dentro do prazo dos projetos.

Postagens


Esse é um screenshot de uma das primeiras versões da tela de postagens

Nós anotamos todos esses pontos, e a primeira coisa que foi focado foi a parte dos conhecimentos. Nessa área, havia um déficit grande, pois quando você aprende uma coisa nova, estuda uma coisa nova, aplica, mas depois de uma semana esquece, você fica a vida toda dando voltas e voltando ao mesmo ponto. Precisávamos de uma forma de eliminar essas voltas, para que possamos andar sempre pra frente. Com isso criamos o módulo de postagens. Nele começamos a gravar tudo que encontrávamos pela frente, tudo era anotado ali, compartilhado por ali, o intuito é montar uma biblioteca de conhecimento interno, um acervo a ser pesquisado para facilitar o acesso a informação. Nós montamos muitas pesquisas e temos muitas soluções passo-a-passo cadastradas nesse módulo.

As primeiras versões das postagens eram bem precárias e difíceis de utilizar. Conforme o banco de dados foi ficando mais parrudo, começou a ficar mais difícil de utilizar. Na época não havíamos pensado em filtrar as postagens em pastas, pensamos apenas em filtrar por projetos. E isso dificultou muito a organização da informação, uma hierarquia e divisões era necessária. Utilizamos esse módulo de postagens por um bom tempo com anotações diárias, e inclusive cadastrando ali os serviços que precisavam ser feitos. Quando um serviço era feito, nós riscávamos o texto para mostrar que já havia sido concluído. Após certo tempo, percebemos que era necessário remover os serviços daí e colocá-los em uma área específica para eles. Então fizemos isso, e vamos detalhar mais esse procedimento em outro post. Nesse post vou focar na evolução que fizemos a partir daí.

Bom, as pastas já se mostravam uma necessidade, porém nós já tínhamos muitas postagens cadastradas nesse modelo. Nós criamos a nova estrutura do zero novamente, e após isso criamos um conversor para as postagens antigas, e organizamos elas em pastas manualmente, da melhor maneira possível.


Este é um screenshot da versão atual do módulo de postagens 


Na nova versão, fizemos diversos ajustes para melhorar a utilização do módulo. Primeiro adicionamos as pastas para subdividir o conteúdo de forma eficiente, simplificamos a visualização para focar no conteúdo em si, ao invés de adicionar muita coisa visual que dificultava a leitura. Também modificamos a maneira como a página era carregada, adicionando um scroll infinito para que a paginação ocorresse de forma lisa e suave, conforme você rola a tela, o módulo vai preenchendo com mais postagens automaticamente, até acabar.

Hoje possuímos muitas postagens no módulo, muita informação compartilhada e organizada para si e entre a equipe. É como ter um blog pessoal e da equipe para nós possamos cadastrar informação, e consultar, de forma fácil.

Nessa série vou detalhar como foram feitos cada um dos módulos do sistema, se inscreva em nossa lista de email para não perder as novidades.

Até a próxima.

 

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