Elabore pesquisas eficientes, sozinho ou em equipe

Victor Hugo 17/07/2018 Pesquisas, Eficiência

Na era da informação é necessário efetuar pesquisas frequentemente, procurando sobre um assunto específico, aprender uma nova técnica, a solução para um problema. Temos a tendência de seguir esse trajeto com a maior velocidade possível, sem olhar para trás. Talvez esse caminho seja, realmente, o mais rápido possível. Porém, quantas vezes você precisou efetuar o mesmo caminho várias vezes? Quantas vezes você encontrou a solução perfeita para um problema, e depois de uma semana, um mês, um ano, você se lembra que conseguiu a resposta, porém não se lembra como. E se ao invés de efetuar a pesquisa lendo diversos artigos, e livros, você montasse uma pesquisa digitada, buscando fontes, montando um texto de diversos outros. Transformando em texto o que está apenas na sua mente, seria uma espécie de processamento de dados.

Não deixe tudo para memória!

Uma coisa tão básica, porém que não parece ser dada a devida atenção: Anotar. Anotar é uma atividade básica que aprendemos na escola, mantemos essa prática por um tempo, porém conforme vamos ficando mais velhos, essa prática vai diminuindo, até chegar o ponto que apenas anotamos coisas específicas que vamos utilizar a curto prazo: Um horário marcado, uma informação importante, um lembrete rápido. Todos esses casos são importantes, com certeza. Porém, porque não elevar isso a um patamar maior? Não estou dizendo para perder tempo escrevendo tudo que você encontrar pela frente. Isso seria contraprodutivo.

A solução que pratico é efetuar uma pesquisa onde assimilo diversos conteúdos diferentes em um só. Dessa forma vou montando o conhecimento da maneira como ele me veio, e no processo, além de aprender, estou criando uma base de conhecimento que eu mesmo estou criando. É como ter um blog pessoal, escrito por si mesmo, para si mesmo. Imagine que você precisa encontrar a solução novamente no futuro, o que você faz? Pesquisa na sua base de dados.

Imagine que você conseguisse colocar suas ideias todas num computador, para que você pudesse consultar, evoluir, melhorar em cima delas? Essa é a ideia. Nosso cérebro é bom apenas até certo ponto, muitas vezes me lembro dos assuntos que escrevi no momento que abro eles, pois a ideia vai voltando. Mas há muitos problemas que o caminho está escrito mentalmente para mim: A resposta está anotada ali.

A situação fica mais dificil quando se trabalha em equipe, e é necessário compartilhar essas informações. Sempre há alguém perguntando: Onde você havia encontrado determinado conteúdo/solução. 

No Onimuna seguimos essa ideia a risca, no módulo de postagens dividimos as ideias em pastas, e projetos diferentes. Alguns dos conteúdos são pessoais, outros são compartilhados entre a equipe. Sempre quando há uma novidade, quando precisamos solucionar algum problema, utilizamos o módulo de postagens para ver se já há conteúdo sobre isso, antes de perder tempo efetuando uma pesquisa nova.

Conclusão

Imagine ter um Google pessoal, com dados organizadoes por você, onde você pode pesquisar, organizar, editar, excluir. O google está sempre reindexando as páginas, a página interessante que você encontrou hoje pode ficar mais difícil de encontrar, ou pior: Pode até sair do ar. Procure organizar as suas informações em algum ambiente seguro de fácil acesso.

Com isso temos diversas vantagens práticas:

  • A informação fica organizada
  • A informação fica acessível a todos, caso necessário
  • Possiblidade de implementar mais coisas no conteúdo ali mesmo
  • Economizamos tempo não precisando fazer a mesma pesquisa várias vezes
  • Podemos deixar a mente focar em coisas produtivas, ao invés de ficar se memorizando conteúdos de pesquisas imensas.  

Implemente essas ideias na sua rotina. A curto prazo já é possível ver os benefícios!

 

Inscreva-se em nossa lista de emails

Estamos continuamente adicionando novidades ao sistema, e postando artigos sobre produtividade e organização para que você possa ser cada vez mais eficiente. Se inscreva em nossa lista de emails, e fique por dentro.

Inscreva-se e ganhe 10% de desconto por 1 ano com cupom exclusivo!